A
ORIGEM DA SOCIEDADE
No ano
2000, o Grupo Izzo (São Paulo - SP) detinha o monopólio da marca
Harley-Davidson no Brasil, ou seja, todas as concessionárias de todos os
estados brasileiros pertenciam a esse grupo.
Em
2004, foram criados os primeiros HOG Chapters no Brasil, quando a concessionário
no Rio de Janeiro, tinha sede na Avenida Olegário Maciel, Barra da Tijuca. Nesse ano, foram
indicados pelo gerente da concessionária Rio Harley-Davidson, Zé Roberto, para
ocuparem as funções de Chapter Director e Assistent Director, os motociclistas Artur
Albuquerque (Coronel da FAB) e Eduardo Paes (Promotor Público Estadual).
Naquela
época, os Trens de Motos do Rio de Janeiro Chapter (HOG Rio) se deslocavam sem
uma estratégia segura de progressão na via. A orientação de praxe aos
motociclistas participantes era, basicamente, seguir o Road Captain, que
conduzia o Trem de Motos, intuitivamente, fazendo o melhor
possível.
Durante
muitos anos, apenas o Director e o Assistent Director conduziam os Trens de
Motos do HOG Rio, todos os sábados, em Bate & Volta (passeio) ou Bate &
Fica (viagem), porque existia apenas essas duas funções no efetivo da Diretoria.
Como o
passar do tempo, verificou-se que era premente criar e implementar uma INSTRUÇÃO
BÁSICA DE PILOTAGEM EM GRUPO, que possibilitasse aos membros do HOG Rio um
nível razoável de pilotagem, abordando tecnicas e procedimentos, a fim de melhorar a SEGURANÇA, em seus passeios e
viagens.
No
início de 2014, já extinto o monopólio da marca, a concessionária Rio
Harley-Davidson, então sob a administração do Grupo Abolição (Rio de Janeiro –
RJ), autorizou que fossem implementados WORKSHOPS DE PILOTAGEM DEFENSIVA,
propostos e concebidos pelo então Diretor do HOG Rio - Artur
Albuquerque. O conteúdo de instrução baseado na Experiência de
Estrada, adquirida durante muitas viagens de moto pelo Brasil e pelas Américas,
além da experiência de participação constante em Trens de Moto de harleyros,
desde o ano 2000, foram consolidados nos MÓDULOS DE PILOTAGEM DEFENSIVA, que
passaram a ser regularmente ministrados nessa concessionária.
Assim, esse
conhecimento foi sendo praticado e aperfeiçoado, utilizando o HOG Rio como laboratório, durante os anos de 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018, consolidando a atual
DOUTRINA DE PILOTAGEM DEFENSIVA (DPD), que até então foi a base do PROCESSO DE
CERTIFICAÇÃO DE ROAD CAPTAIN, durante esses anos.
Nesse período de tempo, a DOUTRINA DE PILOTAGEM DEFENSIVA (DPD) foi testada e racionalizada com base em apenas dois Princípios Críticos de Deslocamento, a ANTECIPAÇÃO e a MOBILIDADE,
que visam nortear a dinâmica do deslocamento da moto na via. Ou seja, no lugar
da pilotagem intuitiva que o motociclista estava acostumado a praticar, agora passaria
a empregar uma ESTRATÉGIA DE DESLOCAMENTO específica para moto, fazendo
escolhas racionais ao empregar a DPD, que possibilitam o MELHOR DESEMPENHO e a
EFETIVA REDUÇÃO DE RISCO na via.
Na gestão 2019 da Diretoria do HOG Rio, o novo efetivo de clientes escolhidos mostrou a necessidade de se criar uma assinatura ou marca para a DPD, a fim de que os CONHECIMENTOS DE PILOTAGEM DEFENSIVA acumulados ficassem PROTEGIDOS das opiniões pessoais, que poderiam variar ao sabor de cada nova gestão, caso a DPD ficasse restrita ao ambiente do HOG.
Então, em 18 de maio de 2019, foi criada a
SOCIEDADE DOS VIAJANTES DE MOTO - SVM, como uma ação entre amigos, sem fim
lucrativos, mas agora com a sua finalidade ampliada no sentido de preparar o
motociclista para realizar VIAGENS DE LONGAS DISTÂNCIAS, além da eventual certificação de Road Captain.
Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 2023.