SVM RIDERS CHALLENGE – IRON BUTT 2023

Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu.

É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu.” - Trem Bala, Ana Vilela.

REGULAMENTO

CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO

1. IRON BUTT ASSOCIATION

a. A Iron Butt Association (IBA) é uma organização internacional, sediada nos EUA, que é dedicada a inspirar os motociclistas a realizarem VIAGENS DE MOTO DE LONGAS DISTÂNCIAS.

b. As experiências de motociclismo sugeridas pela IBA, em um menu de provas pré-estabelecido, são realizadas individualmente em todo o mundo, em quaisquer hora e rodovia, sendo a correspondente CERTIFICAÇÃO considerada uma DISTINÇÃO INTERNACIONAL muito importante, porque o sucesso na realização dessas experiências demanda algumas EXIGÊNCIAS, tais como CONHECIMENTO específico, capacidade de PLANEJAMENTO e bom DESEMPENHO de pilotagem, além de certos ATRIBUTOS DE PERSONALIDADE imprescindíveis.

c. A IBA conta com mais de 79.000 membros, que se autodenominam “OS MAIS TENAZES MOTOCICLISTAS DO MUNDO”, sendo um dos seus slogans mais populares a expressão "O MUNDO É O NOSSO PLAYGROUND", conforme consta em seu endereço eletrônico www.ironbutt.org.

2. SVM RIDERS CHALLENGE – IRON BUTT

2. SVM RIDERS CHALLENGE – IRON BUTT

2.1. O evento SVM Riders Challenge – Iron Butt (SVM–Iron Butt) tem por OBJETIVO:

a. criar uma OPORTUNIDADE para a realização de duas experiências IBA, em melhores CONDIÇÕES DE SEGURANÇA e PLANEJAMENTO;

b. disponibilizar orientações gerais e protocolos para REDUÇÃO DE RISCO, na pilotagem.

c. estabelecer um ROTEIRO ÚNICO e diversificado em tipos de relevo, paisagens e níveis de exigência de pilotagem, com as CONDIÇÕES LOGÍSTICAS suficientes; e

d. definir um DATA específica, visando, não uma competição em busca de menor tempo, mas sim um TREINAMENTO PARA VIAGENS DE LONGAS DISTÂNCIAS, em um ambiente de CONFRATERNIZAÇÃO e APOIO MÚTUO.

2.2. GRUPO DE TRABALHO SVM – GT SVM-Iron Butt

O GT SVM Iron Butt é constituído por motociclistas voluntários, pertencentes a comunidade Sociedade dos Viajantes de Moto (SVM), que assumem o compromisso de colaborar, dentro de suas possibilidades, na organização e na realização do evento.


3. PERIODICIDADE

Em princípio, o SVM RIDERS CHALLENGE – IRON BUTT (SVM Iron Butt) é realizado, anualmente, no ápice do inverno, no período de lua cheia e no transcurso de sábado para domingo, a fim de que os motociclistas tenham o melhor CONFORTO durante a prova, em função do clima mais ameno.


4. BENEFÍCIOS

4.1. Com base na EXPERIÊNCIA de viajantes de moto de longas distâncias:

a. foi escolhido um Circuito Único rodoviário, denominado ROTEIRO MESTRE, onde serão realizadas todas as provas;

b. serão informados detalhes essenciais, que podem fazer a diferença, em mais qualidade de PLANEJAMENTO e SEGURANÇA, a fim de que o piloto tenha sucesso na prova.

4.2. O piloto que tiver a sua documentação de prova homologada pela Comissão Fiscalizadora do GT SVM-Iron Butt poderá receber:

a. um CERTIFICADO DE HOMOLOGAÇÃO por prova realizada, emitido pela SVM;

b. um PATCH BADGE (Distintivo de Tecido) por prova realizada, destinado a ser fixado na jaqueta ou colete de motociclista;

c. um PATCH BADGE (Distintivo de Tecido) PILOTO IRON BUTT, destinado a ser fixado na jaqueta ou colete de motociclista; e

d. o PIN BADGE (Distintivo de Metal) PILOTO IRON BUTT, destinado a ser fixado na jaqueta ou colete de motociclista.

4.3. A GARUPA do piloto que participar de todo processo preparatório e da realização das provas receberá:

a. o CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO da prova realizada, emitido pela SVM;

b. o PATCH BADGE (Distintivo de Tecido) da prova realizada, destinado a ser fixado na jaqueta ou colete de motociclista; e

c. o PIN BADGE (Distintivo de Metal) de NAVEGADORA IRON BUTT, destinado a ser fixado na jaqueta ou colete de motociclista.

CAPÍTULO II – PROVAS IBA CERTIFICÁVEIS

A Comissão Fiscalizadora do GT SVM–Iron Butt procederá a certificação dos motociclistas, que tiverem a documentação homologada nas seguintes provas IBA:

a. SADDLESORE 1600K (SS 1600K) - É o percurso de 1.600 KM, a ser realizada em MENOS DE 24 HORAS; e

b. BUN BURNER 2500K (BB 2500K) - É o percurso de 2.500 KM, a ser realizada em MENOS DE 36 HORAS.

CAPÍTULO III – POSTOS DE ABASTECIMENTO BALIZADORES (PAB)

Os POSTOS DE ABASTECIMENTO BALIZADORES (PAB) visam definir as RODOVIAS a serem utilizadas, além dos pontos de PARTIDA, de RETORNO e de CHEGADA, que delimitam os roteiros das provas.

b. Em princípio, os PAB elencados no Capítulo IV deste Regulamento são de comprovação de abastecimento OBRIGATÓRIA, porque definem o Roteiro Mestre, onde as provas devem ser ralizadas..

c. Em princípio, os PAB DE RODOVIAS são postos de abastecimento 24 HORAS. Mas, cabe ao motociclista CONFIRMAR O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO dos postos de abastecimento a serem utilizados.

d. Na eventualidade de um PAB DE RODOVIA ficar comprovadamente inoperante ou de utilização inviável ou prejudicial, será aceita uma opção de posto de abastecimento, na mesma rodovia desse PAB.

e. As distâncias, principalmente, entre os PAB de Partida e Chegada de cada prova, são definidas pelo Google Maps.

CAPÍTULO IV – ROTEIRO MESTRE

1. DEFINIÇÕES

a. O ROTEIRO MESTRE é o PERCURSO OFICIAL DO EVENTO, definido pelos PAB DE RODOVIA, onde as provas SS 1600k e BB 2500K devem ser realizadas.

b. A definição do Roteiro Mestre levou em consideração a boa pavimentação asfáltica e infraestrutura logística, além da rica topografia com serras, grandes retas, sequências de curvas, aclives e declives, oferecendo ao motociclista uma constante mudança de cenário e experiências, inerentes a viagens de moto de longas distâncias.

c. A separação entre os motociclistas na via se dará em função da HORA DE PARTIDA, a ser definida por cada motociclistas, a partir do horário previsto para o Início das Provas.

2. PAB ROTEIRO MESTRE

LINK GOOGLE MAPS: https://goo.gl/maps/JahxicnPtSizQ3gt7

a. PAB DE RODOVIA BR 040, 67 - Araras, Petrópolis - RJ, 25725-650: BR 040, BR 493, BR 116 e SP 065;

b. PAB DE RODOVIA Posto de Combustíveis Imperador D Pedro I, ROD. DON PEDRO I, SP 65, KM 123,300, S/N - CONTENDAS, Valinhos - SP, 13273-609: SP 065, BR 050, BR 364, MG 810, BR 626 e BR 153;

c. PAB DE RODOVIA Auto Posto Natal, Rua Dirceu Mendonça, qd 6 lote 2/4 - Centro, Hidrolândia - GO, 75340-000: BR 153, BR 060, DF 075 e DF 004;

d. PAB DE RODOVIA Posto Shell - Brasal Combustíveis - Lago, St. de Clubes Esportivos Sul - Brasília, DF, 70297-400: DF 004, DF 001, BR 251 e MG 188;

e. PAB DE RODOVIA: Posto Paractu II (Posto da Branca), MG-188 - Amaral, Unaí - MG, 38610-000: MG 188 e BR 040.

CAPÍTULO V – ROTEIRO LOCAL

1. DEFINIÇÕES

a. Como cada motociclista pode partir de diferentes cidades, que são atravessadas ou adjacentes ao ROTEIRO MESTRE, cada uma dessas cidades deverá ter um ROTEIRO LOCAL.

b. O ROTEIRO LOCAL de uma determinada cidade, é definido pelos seus PAB DE PARTIDA, DE RETORNO (SS 1600K) e DE CHEGADA.

c. Os PAB DE PARTIDA, DE RETORNO (SS 1600K) e DE CHEGADA, que definem um ROTEIRO LOCAL, devem ser localizados sobre o ROTEIRO MESTRE.

d. Um motociclista de uma determinada cidade poderá propor um ROTEIRO LOCAL ao GT SVM-Iron Butt, a fim de que seja APROVADO para a cidade.

e. Se o Roteiro Local da Cidade for aprovado, ele deve ser adotado por todos os motociclistas que partirem daquela cidade.

f. O ROTEIRO LOCAL aprovado recebe o nome da CIDADE.

g. Para cada cidade deve ser aprovado um ROTEIRO LOCAL para cada prova; SS 1600K e BB 2500K. 

h. Em cada cidade participante, o PAB DE PARTIDA será comum a ambas as provas, SS 1600K e BB 2500K.

i. Para a realização EXCLUSIVAda prova SS 1600K, o ROTEIRO LOCAL deve definir um PAB DE RETORNO e um PAB DE CHEGADA específicos.

j. Para a realização EXCLUSIVAda prova BB 2500K, o ROTEIRO LOCAL deve definir um PAB DE CHEGADA específico.

k. Para a realização SIMULTÂNEA das provas SS 1600k e BB 2500K, o ROTEIRO LOCAL deve definir um PAB DE CHEGADA para a prova SS 1600K e um PAB DE CHEGADA para a prova BB 2500K.

l. A PROPOSTA DE ROTEIRO LOCAL deve ser elaborada no FORMULÁRIO LOG, a ser fornecido pelo GT SVM-Iron Butt, onde devem constar os PAB DO ROTEIRO MESTRE a serem utilizados, além de PAB de PARTIDA, RETORNO (Exclusivo para a SS 1600K) e CHEGADA (S), a fim de que seja aprovada.

m. Desde que haja JUSTIFICATIVA PLAUSÍVEL, quanto a maior SEGURANÇA ou melhor posição dos PAB DE PARTIDA E DE CHEGADA, a SVM se reserva o direito de alterar o ROTEIRO LOCAL da cidade, com a devida oportunidade.

n. Como o evento SVM RIDERS CHALLENGE – IRON BUTT é em essência um TREINAMENTO PARA VIAGENS DE LONGAS DISTÂNCIAS, cada motociclista deve acrescentar ao seu ROTEIRO LOCAL (Formulário LOG) os seus postos de abastecimento complementares, em função da AUTONOMIA de sua motocicleta.

o. A PROPOSTA de Roterio Local deve ser encaminhada ao GT SVM-Iron Butt, no grupo WhatsApp "SVM Pilotos Iron Butt" e o resultado da análise será publicado nesse mesmo grupo.

p.O ROTEIRO LOCAL da cidade RIO DE JANEIRO, foi previamente definido, a título de exemplo a ser seguido.

2. ROTEIRO LOCAL RIO DE JANEIRO

a. PROVA SS 1600K – LINK GOOGLE MAPS: https://goo.gl/maps/Rn2xZr7dkcjwHcXc9

PAB DE PARTIDA: Rod. Pres. Dutra, 1030 - Santa Sofia, Seropédica - RJ, 23890-000.

PAB DE RETORNO: Posto Garimpo Jatobá, Pirajuba - MG, 38210-000.

PAB DE CHEGADA: Posto 4 irmãos, Rod. Pres. Dutra, 63347-63531 - Arrozal, Piraí - RJ, 27175-000.

b. PROVA BB 2500K – LINK GOOGLE MAPS: https://goo.gl/maps/B6vGuDyuHPTcXa7V8

PAB DE PARTIDA: Rod. Pres. Dutra, 1030 - Santa Sofia, Seropédica - RJ, 23890-000.

PAB DE CHEGADA SS 1600K (OPCIONAL): Posto Paractu II (Posto da Branca), MG-188 - Amaral, Unaí - MG, 38610-000.

PAB DE CHEGADA BB 2500K: BR-040, 67 - Araras, Petrópolis - RJ, 25725-650.

CAPÍTULO VI – REGRAS DAS PROVAS

1. REGRA GERAL                                                 

a. Em princípio, as regras praticadas no evento SVM-Iron Butt são as mesmas Regras preconizadas pela Iron Butt Association Brazil (IBA BR).

b. Caso a distância, entre o PAB de Partida e o PAB de Chegada, seja maior do que a DISTÂNCIA PREVISTA PARA A PROVA, o TEMPO DE REALIZAÇÃO DA DISTÂNCIA DA PROVA poderá ser determinado por REGRA DE TRÊS SIMPLES, cujo cálculo será feito pelo GT SVM-Iron Butt.

2. COMISSÃO FISCALIZADOR

Alguns integrantes do GT SVM–Iron Butt, oportunamente, constituirão a Comissão Fiscalizadora, que tem como atribuição proceder a Habilitação dos Motociclistas e a Homologação da Documentação Comprobatória e do Resultado das provas realizadas, segundo o que preconiza este Regulamento.

CAPÍTULO VII – FASES DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO

1. FASE 1 – ADESÃO DO MOTOCICLISTA

1.1. A fim de solicitar a Adesão ao evento SVM-Iron Butt, o motociclista deverá fornecer algumas informações e providenciar PREVIAMENTE a seguinte documentação para sua HABILITAÇÃO:

a. CNH - Categoria A do motociclista, válida; e

b. CRLV da Motocicleta a ser utilizada, válido.

1.2. Como deverá ser anexada eletronicamente, a documentação para HABILITAÇÃO deve ser escaneada e salva em um dos formatos JPG (Imagem) ou PDF (Documentos), com tamanho máximo total de 10 Mb.

1.3. No processo de Adesão consta o TERMO DE ADESÃO, que após lido atentamente, o motociclista formalizará a sua concordância e aceitação, ao clicar no botão Check Box do formulário Google Forms.

1.4. A pessoa indicada pelo motociclista como CONTATO DE EMERGÊNCIA (Telefone / Nome) no Formulário de Adesão deverá estar de posse das informações referentes ao Seguro da Moto, Plano de Saúde e outros detalhes julgados importantes, a fim de que, na impossibilidade do próprio motociclista, essa pessoa possa coordenar qualquer tipo de apoio que se fizer necessário, quando acionada.

1.5. A ADESÃO será realizada, mediante o preenchimento do Formulário Google, acessível pelo site www.svm-pd.com.br, após acionado o botão INSCRIÇÃO.

2. FASE 2 - HABILITAÇÃO DO PILOTO

2.1. A HABILITAÇÃO do piloto será formalizada pela Comissão Fiscalizadora, mediante o recebimento e a VALIDAÇÃO da documentação anexada ao FORMULÁRIO DE ADESÃO, que será recebida antes das 12:00 h da data limite, prevista no Calendário de Certificação SVM-Iron Butt, constante do Capítulo VIII deste Regulamento.

2.2. Caso a documentação seja aprovada, o nome do motociclista constará no ROL DE PILOTOS HABILITADOS a ser atualizado e divulgado no Grupo WhatsApp “SVM - Pilotos Iron Butt”, além de publicado em outras mídias sociais de motociclismo.

2.3. Os Pilotos Habilitados integrarão o grupo WhatsApp “SVM - Pilotos Iron Butt”, que permanecerá ativo até a conclusão total da SVM-Iron Butt.

2.4. Os Pilotos Habilitados deverão acompanhar diariamente o grupo WhatsApp “SVM - Pilotos Iron Butt”, a fim de se atualizarem através de AVISOS e ORIENTAÇÕES a serem divulgados oportunamente.

3. FASE 3 – BRIEFING DE PARTIDA

Na semana da data da PARTIDA das provas será realizado o BRIEFING DE PARTIDA para os PILOTOS HABILITADOS, a fim de enfatizar detalhes de PLANEJAMENTO e SEGURANÇA, inerentes a viagens de moto de longas distâncias, além de elucidar as dúvidas remanescentes.

4. FASE 4 – REMESSA DA DOCUMENTAÇÃO

4.1. VALOR DE HOMOLOGAÇÃO

a. Ao solicitar a Homologação da documentação da prova, o motociclista contribuirá com o valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), que corresponde a um único processo de Homologação, que inclui o BENEFÍCIOS elencados no item 5.2 do Cap. I, deste Regulamento.

b. Se o motociclista solicitar a Homologação em duas provas, o VALOR DE CONTRIBUIÇÃO correspondente a 2 (duas) homologações será de R$ 200,00 (duzentos reais).

c. Caso o motociclista a ser homologado, queira certificar a sua GARUPA, companheira de prova, o valor da contribuição deverá ser acrescido de R$ 50,00 (cinquenta reais), que inclui o BENEFÍCIOS elencados no item 5.3 do Cap. I, deste Regulamento.

d. Oportunamente, no grupo WhatsApp “SVM - Pilotos Iron Butt”, será informado o PIX com vistas a efetivação do PAGAMENTO da contribuição.

4.2. Para solicitar a HOMOLOGAÇÃO, o motociclista deverá remeter os seguintes de documentos, em perfeitas condições de LEGIBILIDADE, ao GT SVM-Iron Butt:

a. Cupom Fiscal (CF) do pagamento de combustível de todos os abastecimentos realizados;

b. Cupom do Cartão de Crédito do pagamento de combustível;

c. Cupom de pagamento de pedágio;

d. FORMULÁRIO LOG - Registro de Viagem preenchido, a ser disponibilizado oportunamente, no grupo WhatsApp “SVM - Pilotos Iron Butt”. Cada entrada de registro no Formulário LOG deve ser acompanhado do respectivo cupom fiscal de combustível. Além da leitura do ODÔMETRO TOTAL, o registro inclui DATA, HORA, FUSO HORÁRIO, LOCALIZAÇÃO, para que a Comissão Fiscalizadora contabilize seu tempo corretamente. Incluir o link Google Maps do percurso realizado (ida e volta) no formulário LOG.

e. FOTOGRAFIAS dos cupões fiscais dos PAB de PARTIDA,  RETORNO e de CHEGADA de cada prova, junto ao HODÔMETRO TOTAL da motocicleta; e

f. Comprovante de pagamento do Valor de Homologação.

4.3. Para realizar a REMESSA da documentação para a Comissão Fiscalizadora, o motociclista deverá cumprir os seguintes quesitos:

a. cada Cupom Fiscal de Abastecimento deverá ser numerado na ordem sequencial de sua emissão, em seu canto superior direito;

b. os Cupons Fiscais de Abastecimento deverão ser reunidos e colados, sequencialmente, em folhas de papel A4 brancas, para ser escaneadas e salvas no computador, como arquivo no formato JPG (Imagem); e

c. os demais comprovantes devem ser guardados para o caso de serem solicitados, posteriormente, caso haja necessidade.

4.4. A remessa da documentação para HOMOLOGAÇÃO será realizada mediante a utilização do Formulário Google, acessível pelo LINK DE REMESSA, a ser informado oportunamente.

5. FASE 5 – HOMOLOGAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO

5.1. O Processo de HOMOLOGAÇÃO da documentação comprobatória das provas pelo GT SVM-Iron Butt, tem como parâmetros essenciais de conferência; a HORA DE ABASTECIMENTO, a LOCALIZAÇÃO DOS PAB, em especial os de PARTIDA, de RETORNO e de CHEGADA, e a AFERIÇÃO DAS DISTÂNCIAS pelo roteirizador GOOGLE MAPS.

5.2. Para ter a Documentação comprobatória HOMOLOGADA, o motociclista deverá SOLICITAR A HOMOLOGAÇÃO, mediante a remessa da documentação ao GT SVM-Iron Butt, comprovando a realização da prova, antes das 12:00 h da data prevista no CALENDÁRIO DE CERTIFICAÇÃO, constante desde Regulamento.

5.3. O motociclista será HOMOLOGADO, desde que a DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA apresentada possibilite que o GT SVM-Iron Butt possa concluir que o motociclista REALIZOU O PERCURSO ESPECÍFICO, DENTRO DO LIMITE DE TEMPO PREVISTO.

5.4. Regularmente, será publicado pelo GT SVM-Iron Butt o ROL DE PILOTOS HOMOLOGADOS, a fim de que o motociclista tome conhecimento do andamento do processo de Certificação.

6. FASE 6 - CERTIFICAÇÃO DO PILOTO

6.1. O motociclista receberá os Certificados SS1600k e BB2500K, apenas se a documentação correspondente for homologada pela GT SVM-Iron Butt.

6.2. A CERIMÔNIA DE CERTIFICAÇÃO SVM–Iron Butt constará de uma confraternização dos participantes, a ser realizada no Rio de Janeiro, em data e local a serem oportunamente informados.

CAPÍTULO VIII - CALENDÁRIO DE CERTIFICAÇÃO

A fim de que tenham sua documentação Homologada e recebam o Certificado, os motociclistas deverão cumprir o seguinte Calendário da Certificação:

DIA

CALENDÁRIO DE CERTIFICAÇÃO – SVM IRON BUTT 2023

 05MAR

Início das INSCRIÇÕES

21MAI

Fim das INSCRIÇÕES => Antes das 24:00 h 

28MAI

Data Limite para Propor Roteiro Local => Antes das 24:00 h

31MAI

Divulgação do ROL DE PILOTOS HABILITADOS

01JUN

 LIVE YOUTUBE CANAL SVM 20:00 h => BRIEFING DE PARTIDA

03JUN

ÍNÍCIO DAS PROVAS SS1600K e BB2500K => Após as 00:00 h

04JUN

FIM DAS PROVAS SS1600K e BB2500K => Antes das 24:00 h

11JUN

Data LIMITE para remessa Documentação a SVM

18JUN

Divulgação do ROL DE PILOTOS HOMOLOGADOS

08JUL

CONFRATERNIZAÇÃO DE ENCERRAMENTO – RJ, BECO DO ALEMÃO, 19:00 h

CAPÍTULO IX – EXECUÇÃO DAS PROVAS

1. CERTIFICAÇÃO SVM-IRON BUTT

1.1. ANTES DA PROVA

a. É CRUCIAL QUE O MOTOCICLISTA DESCANSE BASTANTE, na semana e no dia anteriores a realização da prova.

b. É importante que o motociclista participe do BRIEFING DE PARTIDA, a fim de dirimir as possíveis dúvida, inerentes a esse tipo de prova de longa distância.

c. O motociclista deve verificar se está de posse do ROL DE PILOTOS - para o caso de ACIONAMENTO DE EMERGÊNCIA – a ser postado no Grupo SVM-Pilotos Iron Butt, a fim de poder prestar apoio a um motociclista que necessite.

d. O motociclista deve verificar se está de posse de sua PLANILHA DE NAVEGAÇÃO, em papel e no telefone celular, para a eventualidade de ocorrer falha do Navegador ou GPS.

e. O motociclista estar de posse de um ENVELOPE PLÁSTICO ZIP LOCK, onde acumulará toda Nota Fiscal e outros documentos referentes a realização da prova, fim de evitar perda ou extravio.

f. O motociclista deve amarrar um LENÇO OU FITA LARGA COLORIDA no lado esquerdo da moto, a fim de ser identificado por outros motociclistas participantes das provas, possibilitando o APOIO MÚTUO.

1.2. INÍCIO DA PROVA

a. O INÍCIO DAS PROVAS SS1600K e BB2500K ocorrerá após as 00:00 h do dia previsto no Calendário de Certificação.

b. O início da prova do motociclista será considerado a hora registrada na Nota Fiscal do PRIMEIRO ABASTECIMENTO para encher o tanque, no PAB DE PARTIDA.

c. A HORA REGISTRADA PELA MÁQUINA IMPRESSORA NO CUPOM FISCAL (CF) DO PRIMEIRO ABASTECIMENTO SERÁ A HORA OFICIAL DE INÍCIO DA PROVA, DESDE QUE NÃO ESTEJA DEFASADA DO HORÁRIO LEGAL.

1.3. DURANTE A PROVA

a. É FUNDAMENTAL que antes da impressão dos CF DE ABASTECIMENTOS DE COMBUSTÍVEL, seja solicitado ao frentista, que insira no corpo do CF o seu CPF, a PLACA DA MOTO e a QUILOMETRAGEM DO HODÔMETRO TOTAL, a fim de comprovar a progressão do motociclista no deslocamento.

b. O CF deve ser LEGÍVEL, contendo o endereço do posto, a cidade, a UF, o telefone e Horário Local (Hora Legal Correta).

c. O motociclista deve coletar todas as CUPÕES FISCAIS de abastecimento, recibos de Cartão de Crédito e recibos de Pedágios.

d. Após o abastecimento, apenas os cupões fiscais dos PAB de PARTIDA e de CHEGADA, de cada prova, devem ser FOTOGRAFADOS junto ao HODÔMETRO TOTAL da motocicleta.

e. O conjunto Piloto-Moto não pode sofrer qualquer tipo de SUBSTITUIÇÃO, durante a prova.

f. CASO O MOTOCICLISTA SINTA SONO OU QUALQUER MAL-ESTAR, DEVERÁ IR DORMIR OU PROCURAR SOCORRO, IMEDIATAMENTE, JAMAIS EXTRAPOLANDO OS PRÓPRIOS LIMITES.

g. O MOTOCICLISTA DEVE RESPEITAR A VELOCIDADE DA VIA.

1.4. FIM DA PROVA

a. Os períodos limites de tempo para concluir as provas são MENOS DE 24:00 HORAS PARA A SS1600K e MENOS DE 36:00 HORAS PARA A BB2500K, nas datas previstas no Calendário de Certificação.

b. O FIM DA PROVA será considerado a hora registrada no Cupom Fiscal do ÚLTIMO ABASTECIMENTO, no PAB DE CHEGADA.

CAPÍTULO X – PROCEDIMENTO DE COMPROVAÇÃO

1. APÓS A PROVA

a. PREPARE, COPIE E ENVIE A DOCUMENTAÇÃO, conforme item 4 do Cap. VII, deste Regulamento.

b. Guarde a DOCUMENTAÇÃO ORIGINAL consigo e somente entregue CÓPIAS.

2. CERTIFICAÇÃO

a. Em princípio, o Certificado de Homologação da prova e os Patches e Pin correspondentes, serão entregues durante uma CERIMÔNIA DE CERTIFICAÇÃO da SVM, a ser realizada no Rio de janeiro – RJ, em data e local a serem agendados.

b. Se fizer também o processo de certificação IBA, quando preencher o formulário de solicitação, informado as principais cidades do percurso realizado na prova, por favor, inclua que a prova foi realizada, durante o evento SVM RIDERS CHALLENGE – IRON BUTT 2023.

CAPÍTULO XI – ORIENTAÇÕES FINAIS

1. O motociclista participante deverá se manter consultando periodicamente este Regulamento e o Calendário de Certificação, até o dia que antecede o encerramento do evento, a fim de que se mantenha informado sobre possíveis ATUALIZAÇÕES ocorridas neste Regulamento.

2. Os casos não previstos neste Regulamento serão submetidos a GT SVM-Iron Butt e solucionados com fulcro neste Regulamento.

Rio de Janeiro, 05 de junhode 2023.

GT SVM-Iron Butt